A equipe da Edições Câmara recebeu, na última semana, a visita do professor e editor Ednei Procópio para uma conversa sobre o livro digital e as mudanças que essa inovação pode trazer para as editoras. Também participou do encontro a responsável pela Biblioteca Digital, Janice Silveira.
A visita foi uma oportunidade que surgiu com a vinda de Ednei para a 29ª Feira do Livro de Brasília. Segundo a servidora da Coedi Ana Lígia Mendes, o professor defende a ideia de que as editoras continuarão existindo, mas precisarão se adaptar a essa nova realidade. Para ele, que também é autor da obra O Livro na Era Digital, a Internet possibilita a divulgação de livros eletrônicos, mas nem sempre é dado um tratamento editorial, o que pode prejudicar a qualidade do conteúdo disponível. Por isso, o papel do editor será cada vez mais importante para selecionar o que é bom ou ruim. A editora funcionará como um selo de qualidade das obras.
Lúcia Soares, chefe do Serviço de Gestão Editorial da Coedi, destaca que o encontro foi muito proveitoso. “Pudemos trocar experiências, discutir sobre diversos temas como o futuro do mundo editorial e as mudanças que vêm ocorrendo, inclusive nos leitores. Também pudemos analisar nosso trabalho e ver que estamos seguindo o caminho correto”, conta.
A Edições Câmara, além de publicar suas obras na versão impressa, disponibiliza alguns títulos em pdf e áudio para download na Biblioteca Digital e na página da própria editora.
Sobre Ednei Procópio
Ednei Procópio é professor na Escola do Livro da Câmara Brasileira do Livro [CBL]. É também editor e sócio-fundador da Giz Editorial. Em 2001, ele fundou a página eBookCult, uma biblioteca digital que, apenas nos primeiros três anos, contabilizou mais de cinco milhões de downloads de livros eletrônicos.
Atualmente, Ednei Procópio está desenvolvendo o Livrus, uma espécie de rede social com foco em informações sobre livros. É uma página baseada em colaboração, interação e compartilhamento.
Blog da Edições Câmara | sexta-feira, 22 de outubro de 2010