Segundo a BYTES E TYPES, com menos de um ano de mercado e cerca de 18 mil títulos digitais de dezenas de editoras em carteira, a Moby Dick eBooks quer que uma parcela expressiva do mercado editorial brasileiro passe por seus caixas virtuais.
A expectativa de Leandro Barros, diretor de Marketing e um dos criadores da eBookStore é ser responsável pela venda, já em 2014, de 15% dos ebooks comercializados no País.
“Atualmente, de cada 100 livros digitais vendidos no Brasil, 5 já passam por nossas mãos”, garante o executivo. A Moby Dick eBooks, informa Leandro Barros, já conta com milhares de clientes de livros digitais.
Ainda segundo ele, enquanto o mercado livreiro em geral cresce 12% ao ano, o segmento de livros digitais – no qual a Moby Dick tem foco total – se expande a “taxas exponenciais”, de 400% ao ano, e deve continuar assim até pelo menos 2016, ano em que se prevê o que ele chama de “a grande virada do setor”: o momento em que as vendas de eBooks serão maiores que a de livros impressos, fenômeno que já acontece em outros países.
Segundo Barros, a startup vem se preparando para assumir um papel relevante no varejo virtual de eBooks, principalmente por ter saído antes da própria existência de um mercado consolidado. “A diferença”, diz ele, “é que hoje detemos conhecimento técnico nos três pontos de apoio do segmento de livros digitais – ou seja, uma acentuada especialização em Tecnologia da Informação e a expertise em Marketing de e-commerce e em Conteúdo Editorial, através de curadoria especializada”.
A curva de aprendizado da empresa, neste novo segmento é fundamental, explica o executivo. “Estamos acompanhando o leitor brasileiro desde seu nascimento para as obras digitais. Hoje em dia 90% dos usuários compram através de computadores desktop e apenas 10% deles partem de dispositivos móveis. Isso significa que ainda há um longo caminho à frente, cheio de possibilidades, que estamos trilhando junto ao consumidor.”
Moby Dick eBooks é uma das primeira eBookStores do país a disponibilizar a versão digital de “A Revolução dos eBooks”. O livro trata dos dois eixos centrais que Ednei considera importante para a boa manutenção do mercado editorial brasileiro. O primeiro seria o eixo econômico, aquele que viabiliza e sustenta toda a cadeira produtiva do livro. E o segunda eixo é o político que, inevitavelmente, precede o primeiro quando se trata de políticas públicas voltadas ao livro em especial as bibliotecas públicas digitais, os livros digitais didáticos, etc…
Título: A Revolução dos eBooks
Autor: Ednei Procópio
Número de páginas: 268
ISBN: 9788565418966
Editora: SENAI-SP
Assunto: Mercado editorial
Número da edição: 1º edição
Idioma: Português
Formato: ePub
Preço: R$ 25,20