Desde 1998 especialista em eBooks, Ednei Procópio escreveu diversos textos e artigos sobre os livros eletrônicos. Colaborou com diversos textos para a Agência de Notícias Brasil Que Lê.
Em 2005, Procópio publicou o livro “Construindo uma Biblioteca Digital” seu primeiro livro sobre acervos digitais. Em agosto de 2010, durante a Bienal do Livro de São Paulo, lançou “O Livro na Era Digital”.
Já em 2013, lançou o seu terceiro livro cujo título é “A Revolução dos eBooks” (pela editora do Senai) obra indicada ao Prêmio Jabuti 2014.
Procópio já ministrou diversos cursos como “A Revolução dos eBooks” na Escola do Escritor (do Grupo Editorial Scortecci) e cursos como Gerenciamento de Catálogo e Conteúdo para Livros Digitais na Escola do Livro (da Câmara Brasileira do Livro), entre muitos outros.
Também ministra cursos, palestras e workshops por todo o Brasil. Palestras sobre os livros eletrônicos; sobre crop circles, sobre o cientista Nikola Tesla e também palestras sobre a origem dos jogos de tabuleiro, Inteligência Artifical e outros assuntos de seu interesse.
No mercado editorial, Procópio foi Coordenador Geral do projeto que implementou e desenvolveu o Cadastro Nacional do Livro [CBL], o projeto que deu origem a plataformas de metabooks.
Foi membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro e do Grupo de Trabalho que organizou edições do Congresso Internacional CBL do Livro Digital. Integrou o Grupo de Trabalho sobre Metadados do CERLALC [Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe], um organismo intergovernamental sob os auspícios da UNESCO.
De 2000 até 2005, Ednei Procópio colaborou, como editor, com a equipe da iEditora, empresa pioneira na publicação e distribuição de livros eletrônicos na América Latina. E, mais tarde, com a Edições Inteligentes, editora especializada em Self Publishing. A empresa iEditora faliu durante o período que ficou conhecido como o primeiro estouro da bolha da Internet.
Em 2001, Procópio fundou o eBookCult, cuja biblioteca digital criada contabilizou, no período em que esteve a frente do projeto, mais de seis milhões de downloads de livros eletrônicos [auditorados], numa época em que os eBooks não haviam se quer se popularizados; e foi o único site, desde então, a figurar no topo da busca do Google internacional com a palavra-chave “eBook”. O eBookCult Digital Library Solutions, mais tarde, em 2005, seria a primeira empresa na América do Sul a comercializar um e-reader [modelo ETI-2], em parceria com a empresa americana eBook Technologies [comprada pelo Google no final de 2010], com o conceito de Biblioteca Digital Portátil criado e desenvolvido por Procópio. O eBookCult foi vendido em junho de 2011 para servir de base a uma startup.
Procópio, também foi sócio-fundador de um selo editorial, a Giz Editorial, onde publicou [de maio de 2005 a maio de 2011] mais de 200 títulos em versão impressa, eletrônica e até em audiobook. Selo que vendeu a parte societária em meados de 2011 para criar a Livrus.
Até o momento, Ednei Procópio ajudou na publicação e comercialização de cerca de 1.000 títulos digitais, e aproximadamente 800 títulos simultaneamente em versão impressa sob demanda.
De 2011 até 2018, Ednei Procópio esteve empenhado no crescimento de uma empresa de livros e leitura chamada Livrus, cujo escritório ficava sediado na capital São Paulo e, mais tarde, se mudou para Taboão da Serra. A Livrus foi uma iniciativa baseada nos conceitos de criação alternativa, colaboração, compartilhamento e convergência cultural. A Livrus Negócios Editoriais foi uma empresa de comunicação especializada em livros que, até hoje, tem como objetivo levar os autores e as suas obras para a Era Digital, publica um título por semana. A empresa publica, comercializa e divulga livros nos idiomas português, inglês e espanho em diversos países.
Ednei Procópio é consultor. Prestou e presta consultoria para empresas como Sebrae, Acaiaca Digital, além de editoras como Letreria, LTr, Biblioteca do Exército, etc., para assuntos relacionados a livros digitais.
Atualmente, Ednei Procópio é o Editora Dufaux; estuda Inteligência Artificial e está se empenhado para o lançamento de um sistema analógico de jogos de tabuleiro, uma de suas maiores paixões. E cuida da “Biblioteca Digital para Todos” um projeto lítero-educacional também idealizado por ele.